Ver este site em versão PC

Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António
Praça Marques de Pombal, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António é uma cidade litoral que está situada no limite Leste do Algarve, cidade fronteira com Espana. A cidade foi construída por Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido por Marquês de Pombal, secretário de estado durante o reinado de D. José I (1750 a 1777) o mesmo. A cidade está construída em torno da praça que tem o nome do seu criador, Praça Marquês de Pombal.

Antiga Praça Real, hoje denominada Praça Marquês de Pombal, ocupava o centro cívico e comercial em pleno Século das Luzes. Aqui estavam localizadas a Casa da Câmara, a Cadeia, o Corpo da Guarda, e a igreja. No centro está localizado o obelisco. Os edifícios que compõem a praça são compostos por rês do chão e primeiro andar. Rês do Chão era dedicado ao comércio, e o primeiro andar era dedicado à habitação. O obelisco representa o poder régio e da urbanidade, dedicado ao rei D. José I.

Arte na rua em Vila Real de Santo António
Arte representando o antigamente, na rua em Vila Real de Santo António

As ruas e a praça da cidade estão decoradas com arte de vários artistas, esculturas que retratam a história da cidade. Esta imagem mostra a tradição, a igreja, o obelisco, a arquitetura, a natureza, o convívio, e toda a vida por de trás...

Bicicleta do Amolador de facas. Antigamente o Amolador de facas deslocava-se de porta em porta para prestar os serviços de amolar (afiar as lâminas) das facas e tesouras)

cidade a ceu aberto
Vila Real de Santo António é promovida como cidade para ser vivida na rua

A cidade é promovida como uma "Cidade a céu aberto". As avenidas largas, os espaços cuidados e limpos, o comércio local, os restaurantes e a simpatia das pessoas são apenas alguns dos aspetos que fazem deste lema uma realidade!

Zona ribeirinha da cidade

Poetisa Lutgarda Guimarães de Caires
Estátua em homenagem à Poetisa Lutgarda Guimarães de Caires

Estátua em homenagem à poetisa Lutgarda Guimarães de Caires, uma filha da cidade que defendia a resolução dos problemas e injustiças do tempo. A estátua foi criada pelo escultor português João Cutileiro a pedido da da cidade de Vila Real de Santo Antônio.

A marginal de Vila Real de Santo António extende-se ao longo do Rio, e frente à marina podemos apreciar o edificio do Grande Hotel Guadiana, um edificio de interesse público.

Vila Real de Santo António, litoral
Passeio litoral e marina em Vila Real de Santo António

A cidade tem um porto de recreio com capacidade de 360 amarrações. Uma marina de rio onde poderá apreciar veleiros vindos de todo o mundo. É uma marina pequena que abriga essencialmente barcos de recreio!

Estátua Marques de Pombal
Estátua em homenagem ao Marques de Pombal, frente à marina de Vila Real de Santo António

Estátua em homenagem a Marquês de Pombal situada frente à Marina de Vila Real de Santo António. Obra da autoria do escultor João Cutileiro.

estatua agricultor
Estátua do agricultor, em ferro e pedra

Escultura em ferro e pedra, representa o agricultor em Vila Real de Santo António. A estrutura é uma ideia impressionante e interessante, mostrando o vazio do elemento, ainda assim perfeitamente suportado!

A praia em Vila Real de Santo António

A praia de Vila Real de Santo António está a uma distância de 2,7 km desde o centro da cidade. Se gosta de caminhar ou andar de bicicleta, pode desfrutar de um agradável passeio junto ao Rio Guadiana até à praia. A praia tem o nome de Praia de Santo António.

rio guadiana
rio guadiana, fronteira entre Portugal e Espanha

Do lado nascente da cidade avistamos Espanha, com a cidade fronteiriça de Ayamonte.

restaurante Dom Petisco
Esplanada do restaurante Dom Petisco em Vila Real de Santo António

Junto à praia de Santo António existem restaurantes com esplanadas muito agradáveis junto ao Rio Guadiana. Aqui pode apreciar a uma fantástica vista junto ao rio, boas refeições de peixe fresco grelhado, e um ambiente descontraído!

vila real de santo antonio monte gordo
Ciclovia de Vila Real de Santo António a Monte Gordo

Vila Real de Santo António é uma cidade com uma grande vida nas ruas. Promove o desporto, o passeio e a vivencia ao ar livre! No litoral, Vila Real de Santo António está separada de Monte Gordo por uma estrada com ciclovia que é frequentemente utilizada para caminhadas e passeios e zonas de prática de desporto. Aqui existe um pinhal com algumas zonas de picknick utilizado por famílias e grupos de amigos que gostam de desfrutar do convívio ao ar livre!