Ver este site em versão PC

Algarve, o lugar para viver

O que faz o Algarve um ótimo lugar para se viver? Algarve é uma região bonita e relaxante de Portugal, que oferece uma paisagem diversificada, clima quente, e uma lista interminável de coisas para fazer, tudos isto envolvido em uma atmosfera familiar.

Algarve está localizado na região sul de Portugal. Imerso em um clima mediterrânico, o Algarve é uma terra vasta de majestosas montanhas, água azul e campos verdes abençoados com o cheiro do Oceano Atlântico e uma infinidade de flores silvestres. O litoral é lindo e pode levá-lo a apaixonar-se pela região, enquanto explora a imensa faixa de falésias e formações rochosas que fazem fronteira com o mar. Existem várias praias ao longo da costa, muitas que são imaculadas com água azul-cristal. As praias fazem do Algarve um dos pontos turísticos mais populares na Europa.

O sistema rodoviário do Algarve é bastante extenso, tornando muito fácil passear e conhecer toda a região. Todas as grandes cidades estão localizadas apenas uma hora do aeroporto de Faro. As principais cidades do Algarve são:

  • Faro,
  • Carvoeiro,
  • Albufeira,
  • Lagos,
  • Monchique,
  • Portimão,
  • Loulé,
  • Silves,
  • Tavira
  • Vilamoura (Quarteira)
  • Almancil, onde estão localizados resorts turísticos como o Vale do Lobo Resort e a Quinta do Lago

A região do Algarve tem inúmeras estradas que percorrem por toda a região interior (countryside) revelando os diversos terrenos de colinas, montanhas e planícies. Você também pode ter uma ideia da rica cultura do Algarve. Há algumas tradições que são observadas até hoje. Artesãos qualificados continuar a usar técnicas antigas para criar uma variedade de cestas, tecidos, cerâmica, bronze e artigos de cobre.

Além da paisagem encantadora e pacífica do Algarve, existem os cheiros e sabores da cozinha tradicional algarvia. As pessoas podem experimentar o sabor rico de grão de bico cozido e repolho, que é um alimento tradicional de montanha, ou saborear qualquer um de uma seleção de pratos de frutos do mar, incluindo cataplana de ameijoas, que são moluscos cozinhados em uma panela ou um ensopado de peixe chamado caldeirada de peixe. As pessoas também podem desfrutar de iguarias da região, tais como amêndoa, alfarroba e figos.

O clima no Algarve traz um raio de sol com chuvas sazonais, enquanto a brisa do mar traz um alívio de clima ameno para os dias quentes durante maior parte do ano. Este tempo quente faz o divertimento ao ar livre um modo de vida. Algarve é o local ideal para as pessoas desfrutarem de agradáveis caminhadas, ciclismo, equitação, golfe, surf, canoagem, ténis. Estas são apenas algumas das possibilidades de diversão que o Algarve tem para oferecer ao ar livre durante todo o ano. As pessoas também podem desfrutar de passeios ou visitar um zoológico do parque temático, ou parque aquático. Há tanta coisa para ver e fazer no Algarve!

O Algarve tem uma oferta muito vasta em infra-estruturas de qualidade para quem procura lazer ou negócios. É um destino cada vez mais procurado para eventos.

A região é dividida em três grandes áreas: ocidental (Barlavento), oriental (Sotavento) e central do Algarve.

Barlavento Algarvio

Barlavento Algarvio é a imagem do paraíso. Aqui ao longo do litoral você encontrará inúmeras praias de areia situada entre as pequenas baías ou enseadas pacífica que estão rodeadas por grutas únicas, cavernas e formações rochosas criadas pela erosão e os penhascos de calcário.

Ao longo do lado ocidental de Albufeira são misturadas várias aldeias com as suas praias. A economia da região depende fortemente do turismo, mas ainda mantém uma atmosfera modesta e relaxante. Ferragudo é uma pequena cidade na costa com uma bela praia, um antigo castelo e restaurantes beira várias. O porto de pesca popular, em Portimão, está localizado mais abaixo na costa. Passando por Portimão, você vai descobrir a Meia-Praia, uma praia bastante grande, ideal para caminhadas. Ainda mais para baixo após a praia, você chegará à cidade de Lagos. Lagos é um ponto de referencia para o turismo, bem como para a pesca. Apesar de não ser um grande lugar para fazer turismo, a Ponta da Piedade tem algumas formações rochosas muito originais e empolgante de serem visitadas. Conforme se avança mais a oeste, você chegará a Luz, onde algumas das aldeias da área de pesca genuína pode ser encontradas. A Costa Vicentina Reserva Natural) também está localizada aqui. A partir daqui, você pode viajar mais a oeste até ao Cabo de São Vicente ou para o norte em direcção a Aljezur, um local popular de surf.

Algarve Central

Algarve central estende-se desde Faro, a capital do Algarve, para o oeste a Portimão. O Centro do Algarve é o local de maior preferência para o turismo. A pequena cidade de Almancil é o ponto focal de todos os resorts que se estendem ao longo da costa. Quinta do Lago, Loulé, Vilamoura e formam um triângulo de resorts de luxo. Albufeira é a estância mais popular e mais movimentado no Centro do Algarve. Mais a oeste, existe a pequena estância de Armação de Pêra e Porches, bem como que é uma vila tranquila e encantadora, conhecida pela sua olaria. O Carvoeiro foi em tempos uma vila de pescadores. Esta estância balnear está situada ao longo da costa. A cidade de Silves é encontrada no interior situado junto ao Rio Arade. A pequena aldeia de pescadores de Ferragudo está localizado no lado oriental do rio Arade. É uma peculiar pequena vila ainda intocada pelo turismo. No lado ocidental do Arade está Portimão, que é considerado o Barlavento Algarvio. Portimão é um porto de pesca movimentado e um centro comercial. Um pouco mais abaixo está o Alvor, uma vila de pescadores pacíficos.

Sotavento Algarvio (Eastern Algarve)

Sotavento Algarvio não é tão povoados ou conhecido para a indústria do turismo. Muitas das cidades são separadas mar pela Ria Formosa, com lagoas, pântanos e salinas separando-os do Oceano Atlântico.

A Ria Formosa (Reserva Natural Protegida) está situada ao longo da costa e mais para o interior existem pequenas vilas rurais espalhados por todo o campo. Estoi é uma cidade pacífica e histórica conhecida por suas ruínas romanas e castelo cor de rosa. Está situada a norte de Faro. Viajando para o leste, encontra Olhão e Moncarapacho. Continuando para o leste é a encantadora cidade de Tavira. Ao longo da fronteira Espanha-Portugal está a cidade de Monte Gordo.

Algarve e o Golf

Algarve é mundialmente conhecido pelos seus magníficos campos de golfe. São 35 campos e o clima temperado, com mais de 300 dias de sol por ano que fazem da região algarvia um autêntico paraíso para os amantes desta modalidade.

  1. Parque da Floresta
  2. Boavista Golf
  3. Onyria Palmares
  4. Penina Championship & Resort Course
  5. Pestana Alto Golf
  6. Golfe do Morgado
  7. Golfe dos Álamos
  8. Pestana Gramacho Golf Course
  9. Pestana Vale da Pinta Golf Course
  10. Vale de Milho
  11. Pestana Silves Golf Course
  12. Oceânico Faldo
  13. Oceânico O?Connor
  14. Herdade dos Salgados
  15. Balaia Golf Village
  16. Pine Cliffs
  17. Oceânico Victoria
  18. Oceânico Millennium
  19. Oceânico Laguna
  20. Oceânico Old Course
  21. Oceânico Pinhal
  22. Pestana Vila Sol
  23. Vale do Lobo Ocean
  24. Vale do Lobo Royal
  25. Quinta do Lago South
  26. Quinta do Lago North
  27. San Lorenzo Golf Course
  28. Pinheiros Altos
  29. Quinta do Lago Laranjal
  30. Benamor Golf
  31. Monte Rei
  32. Quinta da Ria
  33. Quinta de Cima
  34. Castro Marim Golf
  35. Quinta do Vale Golf Resort

Existem muitas boas razões para chamar de lar Algarve.

  1. As pessoas locais são muito simpáticas e acolhedoras. A maioria dos habitantes falam Inglês.
  2. O ambiente é saudável, limpo e livre de poluentes. Tanto o ar e a água estão limpos. Há uma população relativamente pequena de pessoas e da terra que está ainda no seu estado natural. Não existem grandes indústrias. A agricultura e protege o país da região de mais desenvolvimento e preserva o meio ambiente. O Parque Natural da Costa Vicentina está localizado na zona oeste ao Largo do Oceano Atlântico, em um litoral protegido por falésias e formações rochosas. Aqui existem algumas das praias mais lindas do mundo.
  3. É fácil deslocar-se por todo o Algarve. Não há muito transito, e existe uma linha de comboio que atravessa a toda a região. A paragem mais oeste é na cidade de Lagos. Para que se desloca em carro é fácil encontrar um lugar para estacionar.
  4. Há uma abundância de oportunidades para desportos aquáticos, como windsurf, surf, pesca desportiva, e parasailing, esqui aquático, mergulho e velejar. Atividades de lazer incluem padel, ténis, bowling, squash, blo-karting, mountain bike e parapente. O Kartódromo pista de karting localizado no Autódromo de Portimão está entre os melhores spots de karting do mundo. O Autódromo está no circuito Superbike World Championship.
    Um dos melhores lugares para observar aves é na península de Sagres. A vila de Sagres está no lado ocidental da Rota Vicentina. Tem uma pista de caminhada que atravessa paisagens mais deslumbrantes do Algarve. Safaris de jipe estão disponíveis ao longo da costa para aqueles que estão interessados em explorar o interior do Algarve. Algarve tem uma série de atrações que são divertidas para toda a família, desde parques aquáticos e parques temáticos para jardins zoológicos, passeios de barco e Go-Karts divertidos. Essas atividades podem ser encontradas entre Faro e Portimão para o oeste. Uma atividade muito procurada pelos turistas e habitantes locais são os parques aquáticos, que estão localizados em Quarteira, Alcantarilha, e Lagoa.
    Lagos também tem um jardim zoológico. Existe um ponto de visita obrigatório, o Zoomarine, um parque de diversões localizado perto da vila da Guia - Albufeira que é bastante popular. É uma combinação de um jardim zoológico, centro de marinha e um parque de diversões. A principal atração são os golfinhos. Zoomarine é diversão para toda a família. Além das exposições de animais e do aquário, há restaurantes e piscinas, para desfrutar. A cidade de Algoz tem o parque temático Krazy World, bem como um jardim zoológico, o Jardim Zoológico Algarve.
  5. Algarve é popular por seus campos de golfe. Aqui existem 35 campos de golfe com a maioria deles na região central do Algarve.
  6. Algarve tem uma variedade de alimentos deliciosos que são cultivados localmente, incluindo amêndoas, figos, azeitonas, uvas, frutas cítricas e batata doce. Além disso, as pessoas podem apreciar o gosto de presuntos curados e da conhecida bolota alimentados porco preto do Alentejo. Os queijos, especialmente os queijos misturados suave e o azeite são também excelentes alimentos. Peixarias locais têm cherne, robalo do Atlantico, sargo e dourada, bem como ostras, mexilhões, amêijoas e perceves.
    Vinificação remonta a tempos antigos. Com o uso de modernos equipamentos e técnicas, a produção de vinho tem melhorado muito no Algarve. Como resultado, há algumas vinhas excelente local. Um exemplo é a Quinta do Barranco Longo, em Algoz.
  7. O custo de vida é muito mais baixa no Algarve do que o resto da Europa, incluindo os custos, tais como imposto sobre a propriedade, saúde e transporte público. Além disso, há uma de dez anos de isenção de imposto de renda para os residentes estrangeiros, incluindo aqueles que vêm para Portugal para se aposentar. Esta isenção aplica-se àqueles com renda estrangeira com um acordo de dupla tributação.
  8. Há também serviços de cuidados de boa saúde. Portugal tem um serviço gratuito de saúde nacional que lida com condições agudas e de emergência bem como as necessidades de rotina, tais como vacinações. Medicamentos de prescrição não são apenas financiados, mas também são dedutíveis. Procedimentos não cirúrgicos têm um mês a seis meses de espera e pode ir até uma lista de um ano de espera, dependendo da cirurgia necessária. Além disso, existe uma rede hospitais e clínicas privadas a preços acessíveis. Seguros privados estão disponíveis e acessíveis fácilmente. Serviços de saúde e serviços odontológicos, cuidados veterinários estão disponíveis e acessíveis também por todo o Algarve.
  9. Economia do Algarve é diferente do resto de Portugal, uma vez que depende grandemente do turismo. Apesar da crise que se sente na Europa, o Algarve continua a ser um dos locais de preferência para investidores Europeus de gosto requintado e reformados do norte da Europa em casas de férias, segunda casa. Os mais de 300 dias de sol por ano, temperaturas amenas, a segurança e simpatia do povo Algarvio fazem do Algarve um dos maiores destinos turísticos da Europa. O fácil e rápido acesso a todos os países da Europa apartir do aeroporto de Faro faz com que aterrem diariamente, durante todo o ano, milhares de Europeus em procura do maravilhoso sol. A Habitação e infra-estruturas de qualidade tornam o Algarve em um ótimo lugar para se investir na propriedade para um aluguer de férias ou residência permanente. Para aqueles que preferem áreas planas e secas a melhor opção é o Sotavento Algarvio, Loulé e Tavira. Para aqueles que preferem o cenário verde aberto a opção certa é o Algarve interior, Mamelete, Monchique e Alferce. Para quem gosta da vida noturna há as zonas costeiras de Lagos, Carvoeiro, Portimão Albufeira e Vilamoura.

Algarve oferece um bela paisagem de montanhas e planícies, montanhas e pradarias, lagos e rios, parques nacionais e olivais fronteira com o vasto Oceano Atlântico. O povo é hospitaleiro e acolhedor. O tempo está ensolarado e quente a maior parte do ano. O ar é limpo e fresco. Algarve oferece um estilo de vida calmo e relaxante, longe do mundo rápido e muitas vezes stressado. No geral, Algarve oferece uma forma mais saudável de vida.

Beleza natural > Praias > Golf > Viver com segurança> 300+ dias de sol por ano! Algarve, que mais pode você pedir?

Algarve, cidades, praias e muito mais
O lugar de Portugal que oferece melhor qualidade de vida
Estilo de vida
Segurança
   
Clima
300 dias de sol
   
Infraestruturas
Qualidade
Faro > Algarve >> Portugal >> FARO
A cidade capital da Região do Algarve
133 Praias do Algarve, Portugal
mais de 100 praias ao longo de 150 km de costa litoral
Viver no Algarve - O que necessita conhecer?
Cidades e resorts à beira mar