Ver este site em versão PC

Faro > Algarve >> Portugal >> FARO

Faro, Algarve - Portugal
Arco da Vila em Faro, uma das portas para o interior da cidade velha

Faro é capital do Algarve desde 1956. O antigo nome da cidade era Ossonoba, baptizado pelos romanos. Faro faz parte de Portugal desde 1249, ano em que a cidade e toda a região do Algarve foi conquistada aos mouros por D. Afonso III. Com 47000 habitantes, Faro detém a maior parte dos serviços administrativos da região do Algarve.

dom afonso III
D. AFONSO III, conquistador da cidade de Faro aos mouros em 1249

Faro é uma cidade de origem romana do SEC VIII Antes de Cristo. A cidade de Faro foi conquistada por D. Afonso III no ano de 1249, tendo sido batizada de "Santa Maria de Faaron", o que originou o atual nome da cidade, FARO

Vista do centro de Faro. Jardim Manuel Bivar, porto de Faro e da Ria Formosa

Faro é uma cidade com um centro de cidade dominado por serviços administrativos gerais, escolas, universidades, hospital distrital, rua de lojas e zona de bares e diversão. A cidade litoral é dividida da Ria Formosa por uma linha férrea , e um porto e um aeroporto. A cidade cresce para o interior, para os arredores da aldeia de Estoi, e para a serra, na aldeia de Santa Bárbara de Nexe. As zonas fora da cidade são conhecidas como as antigas hortas, onde ainda se cultivam terrenos extensos de laranjeiras, e produtos horticultas para servir o consumo dos grandes hipermercados. A praia de Faro está a uma distancia de 9 km, situada numa península conhecida como Ilha de Faro. O acesso à península é feito por uma ponte com transito rodoviário e pedonal ou pela praia na continuação da praia da Quinta do Lago e Quarteira.

Sé de Faro
Turistas a aproveitar a vista panorâmica da cidade do topo da Sé de Faro

Dentro da cidade velha de Faro, um dos pontos de visita obrigatórios é a Sé de Faro. Desde o topo da Sé podemos observar vistas panorâmicas fantásticas sobre a cidade.

paço episcopal de Faro
Vista dos edificios recuperados da cidade velha. Fachada do Paço episcopal de Faro
D. Francisco Gomes de Avelar
D. Francisco Gomes de Avelar foi responsável por redesenhar a cidade de Faro no princípio do seculo XIX

No Largo da Sé encontramos uma estátua do bispo D. Francisco Gomes de Avelar. Fundou o Seminário de Faro. Fundou o Museu Infante D. Henrique e construiu vários monumentos em Faro. O Bispo construiu escolas artísticas para os habitantes do Algarve aprendessem um oficio e conseguissem sustentar as suas famílias. Mandou construir estradas e pontes, e ensinou processos de cultivo. O D. Francisco Gomes de Avelar foi um homem intelectual dedicado a transmitir ensinamentos da educação e bons costumes ao povo.

Arcos da cidade velha de Faro
Arcos da cidade velha de Faro. Por aqui podemos entrar para a cidade e percorrer a cidade velha. Existem vários restaurantes e zonas de serviços
restaurantes faro
Restaurantes no interior das muralhas da cidade velha de Faro
Ria Formosa envolvente ao aeroporto internacional de Faro
Avião em aproximação ao Aeroporto Internacional de Faro, sobre a Ria Formosa

Faro é o centro de transportes para chegar ao Algarve. O Aeroporto Internacional de Faro é o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal. Tem ligação aérea em aproximadamente 3 horas com as principais cidades europeias. O Aeroporto Internacional de Faro está situado em frente à cidade de Faro, rodeado pela Ria Formosa. o acesso ao aeroporto é feito pela freguesia de Montenegro, a uma distância de seis quilómetros da cidade.

O centro de Faro está distanciado de:

  • Aeroporto Internacional de Faro - 6,5 km
  • Praia de Faro- 9 km
  • Portimão, Portugal - 60 km
  • Porto, Portugal - 556 km
  • Lisboa, Portugal - 277 km
  • Huelva, Espanha - 112 km
  • Sevilha, Espanha - 201 km
Muralhas de Faro
Vista aérea das muralhas de Faro...
fim de tarde na doca de Faro
Em Faro o porto de recreio é apenas para pequenos barcos...
Vista da calçada portuguesa na Rua das lojas
Vista da tradicional calçada portuguesa na Rua das lojas. Um importante ponto no comércio da região Faro

A Rua das Lojas de Faro foi durante muitos anos o principal ponto de comércio e serviços da região algarvia. Aqui ainda estão situadas a lojas mais importantes e é onde as pessoas de Faro passeiam, fazem comprar, e conversam com os amigos nas esplanadas e interiores dos cafés tradicionais. Com o recente crescimento do turismo, muitos edifícios estão a ser recuperados pelos proprietários e dão lugar a novos agradáveis estabelecimentos comerciais

Rua de Santo Antonio
Rua de Santo António, a principal rua das Lojas em Faro. Um local de passeio e passagem para os habitantes locais

Faro fora da cidade de Faro

A cidade de Faro desde a Ilha de faro
atraque tipico de barcos na ilha de Faro. Ao fundo podemos avistar o aeroporto e a cidade de Faro

A ilha de Faro tem duas filas de casas. Uma das filas de casas é virada para a Ria Formosa. Outra fila é virada para o mar. No meio passa uma estrada alcatroada. Existem restaurantes, bares e um club náutico. As esplanadas viradas para a Ria Formosa são um ponto de paragem tipico para os amantes da nautica. É comum vermos os pescadores e os mariscadores a trabalhar na Ria Formosa...

Estoi, arredores de Faro

Palácio de Estoi
Palácio de Estoi foi classificado em 1977 como Imóvel de Interesse Público

Com 3500 habitante, a aldeia de Estoi é uma zona agricola de Faro. Hoje em dia é muito conhecida devido ao palácio de Estoi que foi restaurado e adaptado para funcionar como pousada de charme. O palácio é de estilo rococó. Entre os vários elementos, o palácio é decorado com azulejos azuis e brancos, tem uma cópia das Três Graças, de Canova, tem um grande pavilhão com vitrais, fontes decoradas com ninfas e nichos em azulejos.

Os resort e a vida de luxo na região
PineCliffs Resort de Luxo • Albufeira - Algarve, Portugal
Máxima exclusividade
Vilamoura > Algarve > Portugal >> Vilamoura
Vilamoura, certificação de qualidade
Quinta do Lago > Algarve • Portugal
o mais luxuoso de Portugal